Cirurgia


Cirurgia oral e maxilofacial é a especialidade da Odontologia que inclui o diagnóstico e tratamento cirúrgico e auxiliar das doenças, lesões e defeitos, incluindo tanto os aspectos funcionais como estéticos, dos tecidos moles e duros da região maxilofacial. Esta definição é intencionalmente ampla e abrangente, mas aplica-se à especialidade denominada cirurgia oral e maxilofacial. A cirurgia que o dentista clínico geral pratica no consultório é usualmente muito menos extensa do que aquela executada pelos especialistas em cirurgia oral e maxilofacial.

O especialista em cirurgia oral e maxilofacial é um(a) dentista que teve um treinamento formal em cirurgia oral e maxilofacial por quatro ou mais anos após completar a Faculdade de Odontologia. Durante este período, ele adquire extensa prática em procedimentos cirúrgicos complexos e o tratamento médico e recebe amplo treinamento e experiência no diagnóstico e tratamento cirúrgico de dentes impactados e em técnicas de extração dentária envolvendo pacientes medicamente comprometidos.

Muito importante no treinamento do cirurgião é a aquisição de conhecimento e habilidade em métodos avançados e complexos de controle da dor, incluindo sedação intravenosa e anestesia geral em ambulatório. O cirurgião oral maxilofacial também adquire extenso treinamento e experiência nos cuidados iniciais e definitivos do paciente com traumatismo, nos pacientes com infecções odontogênicas graves da cabeça e pescoço, no tratamento de lesões patológicas (como cistos e tumores dos maxilares), diagnóstico e tratamento das deformidades dentofaciais (congênitas, desenvolvidas ou adquiridas), cirurgia pré-protética avançada (inclusive o uso de implantes dentários), reconstrução com enxertos ósseos ou falta de segmentos nos maxilares e tratamento da dor facial e distúrbios da articulação temporomandibular.