DENTE DO SISO (ou terceiro molar)

 

O dente terceiro molar conhecido como dente do siso ou dente do 'juízo', são os últimos dentes da dentição a erupcionar.

Nem sempre eles erupcionam porque algumas pessoas não possuem o dente do siso (agenesia dental); ou na maioria das vezes, não erupcíonam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o que dificulta a sua irrupção.

Cirurgia

Se ele ficar dentro do osso (não erupcionar) pode produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas). Caso erupcione parcialmente, proveniente da falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente, pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

Para a odontologia preventiva os sisos passaram a ser indesejáveis, pois diminuem o espaço dos maxilares levando ao desalinhamento dos outros dentes e impossibilitando o desejado sorriso perfeito. Por isso é indicada a retirada dos sisos para a maioria dos jovens em tratamento ortodôntico.

 


Categoria: Cirurgia

Publicado em: