GRAVIDEZ

GravidezQuando você está grávida, a forma como você cuida da sua própria saúde, incluindo sua saúde bucal, afeta a saúde do seu bebê em desenvolvimento. Além disso, as alterações hormonais no seu corpo durante a gravidez podem aumentar suas chances de desenvolver uma doença gengival.
Portanto, enquanto estiver grávida, é especialmente importante que você faça uma boa higiene bucal, ou seja, escovar os dentes e usar o fio dental diariamente, ingerir alimentos saudáveis, fazer uma dieta balanceada e continuar com as visitas regulares ao dentista.

A gravidez causa flutuações hormonais que aumentam o risco de gengivite. Os níveis hormonais que se alteram no seu corpo podem tornar sua gengiva mais sensível à prejudicial placa - um filme viscoso e incolor de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. Além disso, se você já apresenta sinais de doença gengival, a gravidez poderá piorar o quadro. Por esse motivo é essencial dar mais atenção à sua rotina de escovação diária e uso de fio dental, a fim de manter a placa sob controle.

A placa é uma das principais causas da doença gengival. Se a placa não for removida diariamente por meio de escovação e uso de fio dental, irá acumular sobre os dentes e abaixo da linha da gengiva, podendo levar à gengivite - o primeiro estágio da doença gengival.

Se ignorada, a gengivite pode progredir para uma forma mais grave de doença gengival, denominada periodontite, na qual a gengiva e os ossos que sustentam seus dentes e os mantêm no lugar são permanentemente danificados.

70% das mulheres apresentam alguma forma de doença gengival durante a gravidez. Então, observe os seguintes sinais de advertência:

- Gengivas sensíveis, inchadas ou vermelhas

- Gengivas que sangram ao escovar os dentes ou usar o fio dental

- Você não consegue eliminar o mau hálito ou gosto ruim em sua boca

Os desejos de alimentos doces e indisposições matinais tornam você mais vulnerável ao desenvolvimento de cáries.

Segue abaixo uma lista para que você mantenha seus dentes e gengivas adequadamente limpos:

• Escove corretamente, pelo menos duas vezes ao dia, de preferência pela manhã após o café, e antes de dormir ('Qual a melhor forma de escovar meus dentes?')

• Use uma escova de dentes de boa qualidade e com cerdas macias.

• Não se importe com o tempo. Você deve escovar seus dentes em, pelo menos, dois minutos, a fim de remover a placa que está constantemente se formando sobre os seus dentes.

• Use pasta de dentes contendo flúor. O flúor comprovadamente ajuda na prevenção de cáries.

• Limpe os espaços interdentais diariamente. Use fio dental ou outros limpadores interdentais para remover a placa das áreas em que sua escova não pode alcançar ('Como devo usar o fio dental?')

• Faça uma dieta balanceada, isso é especialmente bom para o desenvolvimento dos dentes e dos ossos.

• Evite lanches açucarados freqüentes.

• Visite seu dentista e a técnica em higiene dental, para que realizem exames regulares.

• O seu dentista deve ser informado sobre sua gravidez, tão logo quanto você suponha estar grávida, pois pode não ser seguro fazer exames de raio-x durante a gravidez. Você também deve informar seu dentista sobre sua intenção de engravidar: diante disso, ele pode planejar os exames de raio-x ou outros tratamentos. Informe seu dentista sobre outros medicamentos que esteja tomando e se seu médico lhe deu algum conselho médico específico, já que isso pode afetar o tratamento dado.

Os primeiros dentes do seu bebê começam a se desenvolver por volta do terceiro mês de gravidez. Quanto mais saudável for sua dieta, maior a probabilidade de que os dentes e as gengivas do seu bebê também sejam saudáveis.
Mesmo antes de aparecer o primeiro dente do seu bebê, você deve limpar a boca dele após a alimentação. Use um pano úmido ou um pedaço de gaze para limpar as gengivas - isso irá remover qualquer placa formada.

Você deve começar a escovar os dentes do seu bebê com uma escova de dentes com cerdas ultra-macias, assim que aparecer o primeiro dente. Leve seu bebê ao dentista no período que compreende entre o aparecimento do primeiro dente e seu primeiro aniversário. Nesse momento, o dentista irá verificar se os dentes, gengiva e maxilar do seu filho apresentam problemas e mostrar a você a forma correta de limpar e cuidar dos dentes do seu filho.

Categoria: Gravidez