Idosos podem amenizar desconforto causado pela 'Boca Seca'

Geratria

A terceira idade geralmente é acompanhada de mudanças fisiológicas do organismo, resultantes de um envelhecimento natural. Porém podem ocorrer também mudanças patológicas decorrentes e agravadas nesta fase da vida.

A maioria das alterações da mucosa oral entre idosos, por exemplo, é devido à xerostomia (secura bucal), resultante de degeneração avançada das glândulas salivares que podem ser parcial ou total, transitória ou definitiva. Com o passar do tempo há diminuição do volume de saliva secretada e o ressecamento da boca aparece como uma das queixas mais comuns entre as pessoas idososas.

A redução do fluxo salivar e conseqüente lubrificação dos tecidos orais acabam afetando a mobilidade da língua e a facilidade de deglutição dos alimentos. O resultado dessa deficiência é o aparecimento de cáries, gengivites, sensação de ardência na língua, diminuição do paladar, halitose e dificuldade de falar. A hipofunção das glândulas salivares decorre de: uso de medicamentos, radioterapia, quimioterapia, síndrome de Sjögren, diabetes melito não controlado, HIV, hepatite C, diálise e hemodiálise, ansiedade, depressão, estresse e outras. Os principais medicamentos que causam boca seca são: antiacne, anticolinérgicos, antiespasmódicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, antihistamínicos, antihipertensivos, antiparkisonianos, antipsicóticos, betabloqueadores e diuréticos.

Buscando atender às necessidades dos pacientes que sofrem com as graves conseqüências da secura da cavidade oral existem no mercado produtos farmacêuticos que proporcionam bem estar aos pacientes. São produtos com enzimas naturais, lisozimas, lactoferrina, glicose, oxidase e lactoferrina. Eles ajudam a repor a função antibiótica natural da saliva mantendo o equilíbrio da microbiota oral, evitando o crescimento de bactérias patogênicas que causam aftas, biofilme dental, cárie infecção periodontal e infecções extra oral.

Para maiores esclarecimentos consulte seu cirurgião (ã) dentista, ele (a) é o (a) profissional indicado (a) para responder suas perguntas.

Categoria: Geriatria