BRUXISMO

O Bruxismo é definido como um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes (como uma mastigação) durante o período de sono.

Sua causa ainda não foi definida complemente, porém, durante o Bruxismo, as forças realizadas sobre a musculatura mastigatória e os dentes são excessivas produzindo sintomas musculares e dentas, tais como: dor facial atípica, desconforto muscular principalmente ao morder, dores de cabeça, desgaste dos dentes e danos às gengivas. Um sintoma típico o desgaste do esmalte dos dentes. É por isso mesmo que, em geral, é o dentista que detecta primeiramente o bruxismo.

Tratamento

Existem vários tratamentos em estudo, mas, por enquanto, o mais recomendado é o aparelho intra-oral confeccionado com resina acrílica chamado placa miorrelaxante. Esse tipo de tratamento proporciona uma posição articular estável, protegendo os dentes e toda a estrutura de suporte dos mesmos (gengivas, maxilares, etc.). Existem outros tipos de tratamento tais como o Bíofeedback e medicamentos. No entanto, mesmo que alguns remédios possam reduzir a incidência do bruxismo, ainda não há comprovação científica suficiente para justificar seu uso, especialmente a longo prazo.


Categoria: Guia de Doenças

Publicado em: