PLACA DE MORDIDA

É um aparelho confeccionado em acrílico que é colocado sobre os dentes que devidamente ajustado, apresenta três funções:

Ortodontia e Ortopedia

A primeira é a de proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam parafunção, como o bruxismo (habito de ranger os dentes).

A segunda é a de aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção.

A terceira é a de induzir o relaxamento da musculatura.

A utilização da placa depende do diagnóstico. Na maioria dos casos o seu uso deve ser predominantemente noturno. Os problemas articulares poderão ser 'acomodados' com a utilização da placa e quando necessário deverá ser feita a correção oclusal. A placa corretamente ajustada será o agente responsável por reduzir os sintomas e os efeitos danosos. Outros meios de tratamento como fisioterapia, medicação e controle de estresse são também utilizados.

As dores de cabeça podem ter inúmeras causas distintas. Feito o diagnóstico e constatado que a dor é de origem muscular ou articular, a placa pode ser um coadjuvante no tratamento, sendo, que geralmente, há também necessidade de medicamento ou fisioterapia.

A placa pode ser confeccionada em acrílico ou silicone. Apesar da placa de silicone ser mais confortável é menos efetiva, seus efeitos menos controláveis e, por serem mais porosas, retêm mais bactérias e podem causar mau cheiro. Portanto a placa de acrílico é a mais indicada na maioria dos casos.

O tratamento na fase aguda pode se estender por até seis meses, com ajustes periódicos, conforme o relaxamento da musculatura, desgaste da placa ou alteração da oclusão. Em alguns pacientes devido a fatores como bruxismo, depressão e estresse, a placa poderá ser utilizada por um período mais longo, sob controle do profissional.


Categoria: Ortodontia e Ortopedia

Publicado em: