ABSCESSO GENGIVAL

É uma lesão localizada, dolorosa, de rápida expansão e, geralmente, de início súbito. Normalmente é limitado à gengiva marginal ou à papila interdental e independe da presença de doença periodontal ou gengival (gengiva normalmente sã). Em seus primeiros estágios aparece como uma inchação vermelha, com superfície lisa e brilhante. Entre 24 e 48 horas, é comum que a lesão seja flutuante e pontiaguda, com orifício na superfície, do qual pode ser emitido um exsudato purulento. Os dentes adjacentes geralmente são sensíveis à percussão.

O abscesso gengival ou aumento gengival inflamatório agudo é uma resposta à irritação causada por substâncias estranhas, tais como, cerdas de escova de dentes, casca de frutas e pipoca, ou pela ação do fio dental introduzido vigorosamente na gengiva. Esta lesão está confinada à gengiva e não deve ser confundida com abscesso periodontal ou lateral.

Prevenção: É o melhor meio para se ter uma boa saúde bucal. Para prevenir a cárie dentária e a doença Periodontal, o paciente deverá ter hábitos alimentares adequados, freqüência e qualidade de higienização e ainda a utilização de fatores de proteção específica, como por exemplo a aplicação de flúor e selantes em crianças.

É muito importante que as crianças aprendam desde cedo a ter horário para seus hábitos diários, como as refeições e a higienização da boca, para que tenham sempre seus dentes sadios.


Categoria: Periodontia

Publicado em: