Abcesso Periapcal

 

O abcesso periapical é uma coleção de pus dentro de uma cavidade tecidual acompanhada do quadro de Celsus (rubor, calor, dor, e tumor) com perda de função local, geralmente em decorrência de uma infecção que se disseminou a partir de um dente aos tecidos vizinhos.

O processo se instala rapidamente, sendo sua progressão determinada pela resistência do hospedeiro e virulência da infecção.

O paciente sofre com dor intensa, mal-estar e pode desenvolver febre.

Causa

O organismo combate uma infecção com um grande número de leucócitos (glóbulos brancos); o pus é o acúmulo desses leucócitos e de tecido morto. Geralmente, o pus de uma infecção dentária drena para o interior dos tecidos moles, de modo que a gengiva aumenta de volume próximo à raiz do dente. Dependendo da localização do dente e da inserção do plano muscular da região, o pus poderá drenar então para a pele, para dentro da cavidade oral, para a região dos planos musculares da garganta ou para o crânio.

Tratamento

O dentista trata um abcesso ou uma celulite através da eliminação da infecção e da drenagem do pus, que exige uma cirurgia bucal ou um tratamento de canal. Freqüentemente, o dentista prescreve antibióticos para ajudar na eliminação da infecção, mas a remoção da polpa (nervo) doente ou a remoção do dente e a drenagem do pus são imprescindíveis.


Categoria: Distúrbios Cavidade Oral

Publicado em: