Hiperplasia Dilantínica

Cerca de 50% dos pacientes que fazem uso de anticonvulsivantes à base de fenil-hidantoína (Dilantin®) apresentam hiperplasia gengival generalizada, com a alteração se manifestando mais em crianças do que em adultos. O aumento do volume da gengiva, se for muito amplo, poderá cobrir parcialmente as coroas dentárias, possibilitando a criação das chamadas bolsas falsas.

Há grande dificuldade para a correta higiene ser realizada, com a gengiva interferindo até mesmo na mastigação, induzindo o desenvolvimento de alterações inflamatórias secundárias. Após tratamento cirúrgico, é freqüente a recidiva.

Prevenção: É o melhor meio para se ter uma boa saúde bucal. Para prevenir a cárie dentária e a doença Periodontal, o paciente deverá ter hábitos alimentares adequados, freqüência e qualidade de higienização e ainda a utilização de fatores de proteção específica, como por exemplo a aplicação de flúor e selantes em crianças.

É muito importante que as crianças aprendam desde cedo a ter horário para seus hábitos diários, como as refeições e a higienização da boca, para que tenham sempre seus dentes sadios.


Categoria: Periodontia

Publicado em: