PERIODONTITE PRÉ-PUBERTAL

A periodontite pré-pubertal é aquela que se inicia logo após a erupção dos dentes decíduos e caracteriza-se por uma inflamação aguda e proliferação gengival com rápida destruição do osso alveolar, sendo reconhecidos dois tipos: localizada e generalizada.

Localizada: Afeta apenas os tecidos periodontais de um ou mais molares decíduos, mostrando o tecido gengival pouco inflamado. A presença de bolsas periodontais profundas e a perda óssea existente é localizada. Esse tipo de periodontite é menos visível que a generalizada e não apresenta um padrão único de perda óssea.

Generalizada: Acomete toda a dentição decídua. É de progressão rápida, ocorre uma intensa e severa inflamação da gengiva marginal com proliferação tecidual, migração e mobilidade dentária, perda precoce dos dentes, formação de fissuras com rápida e extensa destruição óssea, podendo persistir na dentição permanente. Nos casos de periodontite pré-pubertal generalizada, freqüentemente encontram-se histórias de otite média recorrente, infecção do trato respiratório superior e/ou outras infecções graves recidivantes e presença de halitose.

O fator etiológico mais determinante é, principalmente, a presença de Actinobacillus actinomycetemcomitans e, ainda, Prevotella intermedia, Porphyromonas gengivalis, Capnocytophaga species, Fusobacterium nucleatum e Eikenella corrodens. Outros fatores etiológicos devem ser considerados, como: fator racial, susceptibilidade genética e deficiência da resposta do hospedeiro.

Prevenção: É o melhor meio para se ter uma boa saúde bucal. Para prevenir a cárie dentária e a doença Periodontal, o paciente deverá ter hábitos alimentares adequados, freqüência e qualidade de higienização e ainda a utilização de fatores de proteção específica, como por exemplo a aplicação de flúor e selantes em crianças.

É muito importante que as crianças aprendam desde cedo a ter horário para seus hábitos diários, como as refeições e a higienização da boca, para que tenham sempre seus dentes sadios.

Categoria: Periodontia