Aftas

As aftas são pequenas ulcerações dolorosas que aparecem na mucosa bucal. A sua causa é desconhecida, mas parece que o estresse tem um papel importante. Por exemplo, um estudante universitário pode apresentar aftas durante a semana de exames finais. Uma afta é uma mancha esbranquiçada, redonda e com uma borda avermelhada. A lesão quase sempre forma-se sobre um tecido mole e frouxo, sobretudo no interior do lábio ou na bochecha, sobre a língua ou no palato mole e, algumas vezes, na garganta. As aftas pequenas (com menos de 1 centímetro de diâmetro) freqüentemente ocorrem em grupos de duas ou três. Geralmente, elas desaparecem espontaneamente em dez dias, não deixando cicatrizes. As aftas grandes são menos comuns. Elas podem apresentar uma forma irregular, podem levar várias semanas para cicatrizar e, freqüentemente, deixam cicatrizes.

Sintomas

O principal sintoma de uma afta é a dor, que é geralmente muito mais intensa do que seria de se esperar de algo tão pequeno. A dor dura de quatro a dez dias, piora quando a língua roça a lesão ou quando o indivíduo ingere alimentos quentes ou condimentados. As aftas graves podem causar febre, aumento das glândulas do pescoço e uma sensação de mal-estar generalizado. Muitas pessoas apresentam aftas repetidamente (uma ou mais vezes por ano).

Diagnóstico e Tratamento

O dentista identifica a afta pelo seu aspecto e pela dor que ela produz. No entanto, as lesões causadas pelo vírus do herpes simples podem ser semelhantes às aftas. O tratamento consiste no alívio da dor até que as lesões curem espontaneamente.Um anestésico pode ser aplicado sobre as aftas. Esse anestésico alivia a dor durante vários minutos e pode tornar a alimentação menos dolorosa, apesar dele também poder comprometer o paladar.

Se o indivíduo apresentar muitas aftas, o dentista pode receitar um colutório. Aqueles com recidivas de aftas graves podem utilizar esse colutório assim que surgir uma nova afta. Ocasionalmente, o dentista prescreve uma pomada de corticosteróide, que é aplicada diretamente sobre as aftas mais graves. Nos casos graves, o enxágüe bucal com dexametasona ou comprimidos de prednisona podem ser prescritos.