PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL (Ponte Móvel)

Aparelho protético que substitui os dentes perdidos em arcadas onde ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, pacientes com perda parcial de dentes. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo paciente no momento que desejar. Popularmente chamada de ponte móvel, são próteses retidas a grampos 'semiflexíveis' metálicos apoiados em dentes naturais e por um perfeito assentamento do aparelho sobre a gengiva das áreas desdentadas.

Reabilitação Oral

Quando a estética é prejudicada ou existe uma necessidade estética maior ou seja, ela é fundamental, existem os aparelhos removíveis adaptados através de encaixes (attachments) e frezagens executados em coroas protéticas cimentadas sobre alguns dentes naturais remanescentes; neste caso as técnicas clínicas e laboratoriais são mais sofisticadas.

Mesmo com a disponibilidade das próteses fixas e implantes dentários, ainda existem casos onde as próteses removíveis são as mais indicadas. A avaliação do profissional é muito importante para a indicação do tipo de prótese que será usada na reabilitação oral, considerando função, estética, longevidade e proteção do remanescente.

A prótese removível quando bem planejada e confeccionada é de fácil adaptação e não estraga os dentes naturais. O paciente deve higienizá-la, cuidadosamente, inclusive no interior de cada grampo, bem como os dentes naturais, pois o que causa a cárie é a placa de bactérias que se fixa no dente natural e nas superfícies dos grampos, sem a presença dessa placa bacteriana, o dente se manterá sadio (com ou sem os grampos).

Reabilitação Oral

Todo paciente portador de próteses deve fazer visitas periódicas ao profissional para verificar o funcionamento da prótese e fazer a higienização dos dentes e do aparelho.

A remoção da prótese removível durante o sono é um assunto muito discutido, pois, é neste momento que os tecidos 'relaxam', mas em alguns casos, não é necessário retirá-la, desde que apresente condições de retenção, suporte e estabilidade e não esteja causando nenhum desconforto aos dentes ou tecidos gengivais. Em outros casos não é indicado retirá-la, ficando a critério do profissional.

Reablitação OralReabilitação Oral

Removível Convencional