Creme dental sem flúor não protege contra cáries e não evita fluorose

A literatura nos mostra que tanto o uso de dentifrícios fluoretados como o consumo de água fluoretada é essencial para a prevenção da doença cárie.

Todos os adultosdevem usar dentifrício fluoretado na concentração de 1000 a 1500 ppm de flúor. Precisa ser utilizado em todas as escovações em uma quantidade não exagerada, cobrindo por volta da metade da cabeça da escova já é o suficiente.

Assim como os adultos as crianças, com dentes, devem usar dentifrício fluoretado na mesma concentração. Levando em conta a utilização de uma quantidade mínima de dentifrício (tamanho de um grão de arroz, alpiste ou apenas 'sujando' as cerdas anteriores da escova), pois crianças menores de 3 anos podem ingerir a substância. Para minimizar o problema da ingestão não deve-se fazer a escovação quando a criança estiver em jejum. A partir dos 3 anos podemos aumentar a quantidade de dentifrício para uma bolinha ou um grão de feijão.

Escovar os dentes é um processo educativo como qualquer outro e uma responsabilidade dos pais e cuidadores. Segundo o Prof. Dr. Jaime Cury 'em vez de as pessoas assumirem suas responsabilidades, preferem recomendar o uso de dentifrício não fluoretado até os 3 anos, como se após isso fossem liberadas para usarem a quantidade que quiserem e comerem o quanto desejarem!'

O uso de flúor está comumente associado a fluorose. A fluorose é causada pela ingestão de quantidades variadas de flúor durante a época de formação dos dentes. Pesquisas mostram que a ocorrência de fluorose por ingestão de flúor, em crianças menores, é fraca.

As pesquisas no mostram que a fluorose decorrente do flúor da água ou dentifrício é de grau muito leve, em países como Estados Unidos e Brasil, onde a maioria da população está exposta a essas duas fontes de flúor. Portanto onde há água fluoretada sempre haverá fluorose, então usar dentifrício sem flúor ou de baixa concentração não se elimina o risco de fluorose.

 É melhor usar uma quantidade mínima de dentifrício fluoretado ao invés de uma quantidade padrão de dentifrício de baixa concentração, pois somente dentifrícios com concentração acima de 1000 ppm de flúor tem efeito significativo na prevenção de cáries.

Podemos concluir então que o creme dental fluoretado deve ser familiar, usado por todos os integrantes da família, diferindo apenas as quantidades colocadas na escova.

fonte: Rev. APCD; vol 66; n0 1; 2012.


Categoria: Artigos

Publicado em: